Canto do Perdão

O Canto do Perdão é entoado por sete pessoas que representam os sete anjos que se dispõem no altar da Igreja todo decorado com arranjos florais, juntamente com a imagem do Cristo Morto. Esse altar simboliza o Santo Sepulcro. Os sete anjos cantam, em solo, as últimas palavras de Jesus na Cruz.

Abaixo do altar, 15 pessoas ajoelhadas em filas duplas, ficando uma delas no centro. Os versos cantados são os suplícios sofridos por Cristo e, ao mesmo tempo, imploram pelo Perdão!

A letra veio do Rio de Janeiro para Goiás, através de Joaquim Gonçalves Xavier de Azevedo e é constante do livro “Coleção Preciosa de Poesias Sacras” – edição de 1872 do Colégio Episcopal São Pedro de Alcântara, e a música foi composta em Goiás pelo dominicano Frei Ângelo.  

Em Goiás, o canto do Perdão é realizado na sexta-feira da Paixão, às 10h, na Igreja de Nossa Senhora D’Abadia pelos homens, cujas vozes são de tenor e baixo.

No Santuário de Nossa Senhora do Rosário às 14h, há o canto do Perdão misto, entre crianças, jovens e adultos.

Já as 18h, do mesmo dia, na Igreja São Francisco de Paula, acontece o canto do Perdão feminino, somente com as moças. Todas as realizações do canto do Perdão são dos mesmos moldes nos três lugares.