A SEMANA SANTA

A Semana Santa na cidade de Goiás é uma festividade religiosa que acontece há mais de 270 anos e é realizada pela comunidade vilaboense junto à Diocese de Goiás – Catedral de Sant’Ana. Toda a programação é gratuita.

São 40 dias de atividade em que a memória coletiva e raízes religiosas da cidade são exaltadas em momentos de fé e devoção.

Em 2024, comemoramos os 279 anos da Semana Santa em Goiás, da Irmandade dos Passos e da Diocese de Goiás. O evento religioso ocorre desde a colonização do Estado, com registros orais da Imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos, vindo da Bahia para Goiás nos braços das pessoas escravizadas.

A cidade de Goiás possui três semanas dedicadas à rememoração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Duas delas, a Semana de Passos e a Semana Das Dores, começam duas semanas antes da Semana Santa, que é celebrada em todo o mundo.

É um período onde são revividos os passos de Jesus Cristo, antes de sua Paixão, Morte e Ressurreição, e as dores e a força de Maria. As semanas de Passos e das Dores são únicas, marcadas por um conjunto de ritos com músicas – Motetos, celebrações, cerimônias, expressões, procissões e simbolismos específicos para cada uma de suas formas de expressão, com enorme beleza, comoção e fé.

A Semana Santa da Cidade de Goiás é rica em detalhes e particularidades que foram transmitidos e preservados ao longo de séculos, repassados de uma geração para a outra graças à atuação de homens e de muitas mulheres que dedicaram suas vidas para a manutenção das tradições e a vivência da fé.

O ponto alto da programação acontece na meia noite de quarta-feira (27/03), quando os farricocos invadem a saudosa Vila Boa com suas tochas e fazem a famosa Procissão do Fogaréu. Além das tradicionais missas, o roteiro das celebrações inclui ainda um belo espetáculo da Via Sacra e a Procissão dos Penitentes, com início em frente à Igreja São Francisco de Paula, manifestação medieval que foi resgatada há mais de 10 anos e que vem ganhando cada vez mais público, e se fortalecendo a cada edição.

A cerimônia do Descendimento da Cruz e o Sermão das Sete Palavras, no Largo do Chafariz, são outros destaques, seguido pela procissão do Senhor Morto, que é a maior manifestação dentro da Semana Santa.

REALIZAÇÃO

A Semana Santa na cidade de Goiás é uma realização da Catedral de Sant’Ana, da Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT), do Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário e Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos.

O evento tem apoio financeiro do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que investiu R$ 260 mil via Programa Goyazes com o patrocínio do grupo Equatorial Energia. O recurso custeou gastos com limpeza, figurino, decoração, divulgação, equipe de produção, som, iluminação, além do pagamento do ECAD e serviços de acessibilidade, e de reparos e manutenção da fanfarra.

A programação ainda tem o patrocínio da TV Anhanguera e conta com o apoio do programa Goiás Social, Prefeitura da cidade de Goiás e Câmara Municipal.